Mais da metade da população apresenta sobrepeso, mas poucos se preocupam com a alimentação
No Brasil, o mês de outubro representa o calendário Nacional de Prevenção da Obesidade. A data, oficializada em 2008, foi criada para conscientizar a população brasileira quanto a importância da prevenção e do combate a obesidade e é de grande importância já que o país apresenta números que caracterizam um problema de saúde pública. Isto porque o excesso de peso já acomete 51% dos brasileiros, acima de 18 anos, segundo informações do Ministério da Saúde, 54% entre os homens e 48% das mulheres. Outros números preocupantes apontam que 45% dos brasileiros admitem sobrepeso, mas, destes, somente 16% se preocupam em mudar seus hábitos alimentares.
No entanto, a obesidade não é exclusividade brasileira e, segundo a Organização Mundial da Saúde, já se transformou em uma preocupação mundial já que, em 2015, cerca de 2,3 bilhões de pessoas apresentarão sobrepeso, enquanto mais de 700 milhões serão considerados obesos. Em complemento, o Ministério da Saúde adverte que apesar da obesidade estar relacionada a fatores genéticos, o sedentarismo e alimentação inadequada são os principais responsáveis sobre o problema.
Ainda segundo o estudo, apenas 22,7% da população ingerem a porção diária de calorias recomendada pela OMS, enquanto 26% dos brasileiros toma refrigerantes ao menos cinco vezes por semana, 31,5% da população apresenta consumo excessivo de gordura saturada, principalmente porque não dispensam carne gordurosa e, por último, 53,8% consome leite integral regularmente. Estes números ilustram o aumento do risco de doenças como hipertensão, diabetes, colesterol alterado, infarto, entre outras doenças.
A equipe do Pele Saudável se preocupa com a saúde de nossas leitoras e leitores e recomenda a adoção de hábitos alimentares saudáveis, além da prática de exercícios físicos. No entanto, é imprescindível passar antes por uma visita ao cardiologista para exames que determinem a que ponto vai a sua saúde antes de colocar o pé na estrada. Marque também uma consulta com um especialista em endocrinologia e/ou nutrição para determinar o seu cardápio ideal.
Obesidade ou sobrepeso, você apresenta?
Tanto a obesidade quanto o sobrepeso são medidos pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo. Para calcular esse número, o diagnóstico em adultos mais utilizado é o do índice de massa corporal (IMC), uma conta utilizada pela OMS e que você pode fazer ainda em casa.
Para calcular o IMC, divida o seu peso por sua altura elevada ao quadrado.
Por exemplo: quem apresenta IMC 18,5 ou menos não é considerado saudável, mas, sim, com peso baixo em relação a saúde. O peso adequado vai de 18,5 a 24, enquanto o sobrepeso de 25 a 29. Quem apresenta IMC 30, ou mais, é considerado obeso.
É isso meninas. Não deixem de curtir nossa página no Facebook.
Atingir a maioridade não é garantia de aposentar um dos maiores vilões da beleza adolescente, a acne. Embora ela seja mais comum entre jovens entre 12 e 18 anos, cerca Leia mais
Para ser uma garota do corpo dourado, não é preciso passar horas tomando banho de sol em Ipanema, nem em praia nenhuma. Além dos tradicionais autobronzeadores, existe outra opção segura Leia mais
Com os exageros do uso do botox, cresce a procura pela eletroacunputura que atenua os efeitos desastrosos da substância.
É cada vez maior o número de mulheres que recorrem ao uso Leia mais
Saiba como manter os pés belos e descansados após a corrida
Entrar na moda da corrida pode ser garantia de um corpo em dia com a balança, mas cuidado ao olhar Leia mais
Depilação Definitiva
Tecnologia é aliada da mulher nos tratamentos, novos aparelhos permitem que pessoas de pele morena, negra ou sensível também possam fazer o tratamento com segurança. Pernas lisinhas, livres de pelos.
poucas Leia mais
O que é Peeling?Para que serve o Peeling?Se eu fizer 'peeling' minha pele ficará manchada? O peeling químico consiste na aplicação tópica de determinadas substâncias químicas capazes de provocar reações Leia mais
É incontestável o quanto a prática rotineira de atividades físicas impacta positivamente na vida de qualquer pessoa. Uma simples pesquisa no Google lista uma série de benefícios da prática regular Leia mais
Atingir a maioridade não é garantia de aposentar um dos maiores vilões da beleza adolescente, a acne. Embora ela seja mais comum entre jovens entre 12 e 18 anos, cerca Leia mais
Receba nossas novidades
Favor preencher com os dados abaixo para receber nossos informativos.