Você está sendo registrado com suas credenciais do Facebook.

Portal Pele Saudável - Beleza, Saúde da Pele, Dietas, Tendências e um arsenal de dicas para você estar sempre com a sua Pele Saudável.

A+ A A-

Foliculite queloideana da nuca

 

Foliculite-2.jpg

A foliculite queloideana da nuca é uma forma de foliculite que resulta em cicatrizes queloideanas. A doença atinge quase exclusivamente homens jovens negros na região posterior da cabeça e do pescoço.

Ainda não se sabe a causa da doença, isto permanece obscuro, mas estima-se que a irritação crônica e o encravamento de pelos grossos e curvados, podem estar relacionados com o desenvolvimento do quadro. As lesões são agravadas pela raspagem ou pela irritação decorrente do atrito constante da gola das camisas nestas áreas, que leva à quebra dos fios. Cortar o cabelo muito baixo aumenta o risco maior de desenvolver a enfermidade.

 

Manifestações clínicas

 

A doença se manifesta formando lesões de foliculite, com bolhinhas de pus e lesões elevadas inflamatórias envolvendo os pelos da região posterior da cabeça e da nuca. Geralmente provoca de coceira.

 

As áreas afetadas ficam sem cabelos, mas fios partidos ou encravados aparecem entre as lesões, que são desfigurantes e podem ser dolorosas.

 

Tipos de foliculite

 

  • Foliculite decalvante: este tipo de processo infeccioso crônico leva à atrofia do pelo, deixando áreas sem pelos que se expandem com a progressão da doença.

 

  • Foliculite queloidiana da nuca: Se caracteriza pela formação de pústulas foliculares na nuca que evoluem para lesões queloidianas. É mais comum nos homens de raça negra que apresentam politriquia, ou seja, fusão de folículos na superfície da pele, onde surgem dois ou três pêlos.

 

  • Foliculite pitirospórica: também conhecida como foliculite por Malassezia, essa se manifesta por pequenas lesões foliculares ou pequenas pústulas que se localizam, principalmente, no pescoço, tronco e membros inferiores. Geralmente, mulheres com idade entre 25 e 35 anos são mais propensas a apresentar essa forma de foliculite, assim como pacientes com diabetes ou pessoas que se submeteram a tratamentos prolongados com antibióticos ou corticoides. A região pode coçar, especialmente se o clima estiver quente e úmido.

 

  • Foliculite da barba: ocorre na região da barba atingindo homens na fase adulta. Tem característica crônica e, quando as lesões são muito próximas, pode ocorrer a formação de placas avermelhadas, inflamatórias e com inúmeras pústulas ou crostas.

 

  • Periporite supurativa: esse é o tipo de foliculite que mais atinge as crianças pequenas e geralmente segue-se à miliária, popularmente conhecida como brotoeja, com pústulas superficiais ou nódulos inflamatórios que acabam por drenar secreção purulenta.

 

  • Foliculite pruriginosa de gravidez (FPG): inicia-se, geralmente, no segundo ou terceiro bimestre da gestação e afeta o tronco, braços e pernas. Apresenta-se na forma de pequenos caroços com ou sem purgação e regridem espontaneamente em até duas semanas após o parto.

 

Diagnóstico e tratamento

 

O diagnóstico da foliculite se dá através da avaliação do aspecto da pele, sendo possível a realização de exames laboratoriais para detecção da bactéria ou fungo.

 

Compressas umedecidas e mornas para drenagem dos folículos afetados geralmente são utilizadas no tratamento. Antibióticos tópicos, que são aplicados diretamente sobre as lesões, e  medicamentos orais ou antifúngicos também podem ser utilizados.

 

 

 

É isso meninas. Não deixem de curtir nossa página no Facebook.

  1. + Pele Saudável
  2. Mais Lidas
Flacidez Facial: como retardar o seu aparecimento

Flacidez Facial: como retardar o seu aparecimento

Flacidez facial agora não é mais problema das mulheres mais maduras. Segundo especialist...

Luz Exterior

Luz Exterior

Saiba como usar o iluminador, o toque final da maquiagem que realça o rosto.   Ilum...

Cuidados com a maquiagem

Cuidados com a maquiagem

Cosméticos e maquiagem com prazo de validade vencidos podem trazer riscos para a be...

Cuidados com a maquiagem

Cuidados com a maquiagem

Cosméticos e maquiagem com prazo de validade vencidos podem trazer riscos para a be...

Luz Exterior

Luz Exterior

Saiba como usar o iluminador, o toque final da maquiagem que realça o rosto.   Ilum...

Flacidez Facial: como retardar o seu aparecimento

Flacidez Facial: como retardar o seu aparecimento

Flacidez facial agora não é mais problema das mulheres mais maduras. Segundo especialist...



Saudável Enquete

Você costuma beber líquidos durante as refeições?

Bebo refrigerantes - 20.3%
Um suco natural de frutas - 21.5%
Agua sem gás - 19.5%
Não bebo líquidos nas refeições - 35.5%
Agua com gás - 3.2%

Galeria Pele Saudável

http://pelesaudavel.com/modules/mod_image_show_gk4/cache/galerias.acnegk-is-263.jpg

Acne

Atingir a maioridade não é garantia de aposentar um dos maiores vilões da beleza adolescente, a acne. Embora ela seja mais comum entre jovens entre 12 e 18 anos, cerca Leia mais

http://pelesaudavel.com/modules/mod_image_show_gk4/cache/galerias.bronzegk-is-263.jpg

Bronzeamento Artificial - Veja como dourar a pele sem riscos

Para ser uma garota do corpo dourado, não é preciso passar horas tomando banho de sol em Ipanema, nem em praia nenhuma. Além dos tradicionais autobronzeadores, existe outra opção segura Leia mais

http://pelesaudavel.com/modules/mod_image_show_gk4/cache/galerias.choquegk-is-263.jpg

Choque de Emergência

Com os exageros do uso do botox, cresce a procura pela eletroacunputura que atenua os efeitos desastrosos da substância. É cada vez maior o número de mulheres que recorrem ao uso Leia mais

http://pelesaudavel.com/modules/mod_image_show_gk4/cache/stories.vai_dar_pe.pesgk-is-263.jpg

Vai dar pé

Saiba como manter os pés belos e descansados após a corrida Entrar na moda da corrida pode ser garantia de um corpo em dia com a balança, mas cuidado ao olhar Leia mais

http://pelesaudavel.com/modules/mod_image_show_gk4/cache/stories.Depilao.dapilacao-definitiva012gk-is-263.jpg

Depilação

Depilação Definitiva Tecnologia é aliada da mulher nos tratamentos, novos aparelhos permitem que pessoas de pele morena, negra ou sensível também possam fazer o tratamento com segurança. Pernas lisinhas, livres de pelos. poucas Leia mais

http://pelesaudavel.com/modules/mod_image_show_gk4/cache/stories.peeling.pele-saudavel-01gk-is-263.jpg

Peeling

O que é Peeling?Para que serve o Peeling?Se eu fizer 'peeling' minha pele ficará manchada? O peeling químico consiste na aplicação tópica de determinadas substâncias químicas capazes de provocar reações Leia mais

http://pelesaudavel.com/modules/mod_image_show_gk4/cache/galerias.malhacaogk-is-263.jpg

Malhação: excesso pode trazer problemas para a pele

É incontestável o quanto a prática rotineira de atividades físicas impacta positivamente na vida de qualquer pessoa. Uma simples pesquisa no Google lista uma série de benefícios da prática regular Leia mais

http://pelesaudavel.com/modules/mod_image_show_gk4/cache/stories.crenoterapia.acne-dicas-cuidadosgk-is-263.jpg

ACNE: Dicas e Cuidados

Atingir a maioridade não é garantia de aposentar um dos maiores vilões da beleza adolescente, a acne. Embora ela seja mais comum entre jovens entre 12 e 18 anos, cerca Leia mais

Receba nossas novidades

Favor preencher com os dados abaixo para receber nossos informativos.

  1. DICAS
  2. CABELO
  3. ALIMENTAÇÃO

Esfoliantes

Para manter a pele com um aspecto saudável e bonito, alguns cuidados diários são essenciais.

ASSISTA AGORA

ADSENSE-250x250

Pele Saudável 2012 - Todos os direitos reservados - Um Portal DCD-Ventures
Pele Saudável 2012 - Todos os direitos reservados