Você está sendo registrado com suas credenciais do Facebook.

Portal Pele Saudável - Beleza, Saúde da Pele, Dietas, Tendências e um arsenal de dicas para você estar sempre com a sua Pele Saudável.

A+ A A-

Psoríase

psoriasis1Novos tratamentos controlam melhor as manifestações da Psoríase

Doença atinge até 3% da população mundial

A psoríase é uma doença inflamatória auto-imune caracterizada pela multiplicação acelerada dos queratinócitos ( as células da pele ) que chegam à superfície ainda imaturas. Ela causa vermelhidão, descamação e, em alguns casos, coceira. Não é contagiosa. O diagnóstico é feito por exame clínico, mas o médico pode solicitar biópsia para a sua confirmação.


Os portadores de Psoríase no Brasil já dispõem de novas gerações de aparelhos e medicamentos que controlam esta doença de pele que pode atingir até 3% da população mundial e estar associada à artrite. Cabines e aparelhos portáteis de raios Ultra Violeta B ( UVB ) e os novos medicamentos "Biológicos" , que atuam diretamente no sistema imunológico, estão ajudando muitas pessoas, como o microempresário Luiz Carlos Cortez, de 45 anos, que luta para conter a descamação que atinge todo o corpo.


“Há um ano apareceram as primeiras lesões e a coceira. De repente, eu estava tomado por bolhas e escamas. Passei a mandar um funcionário me representar nas minhas reuniões de negócio. Por onde andava, o chão ficava cheio de casquinhas. Sentia muita vergonha”, diz ele, que há dois meses faz duas sessões semanais de 15 minutos de banho de luz UVB Narrow Band e, em breve, poderá tratar lesões localizadas, como as do cotovelo, com um aparelho portátil.


Segundo o dermatologista Fabrício Lamy, do Rio de Janeiro, o tratamento é indicado a pacientes com intolerância à substância "psoraleno", usada no tratamento com UVA (Puva), método consagrado.


“A radiação é emitida com freqüência baixa e picos de 318 nanômetros”, diz o médico, enfatizando que há efeitos colaterais. “Como qualquer fototerapia, estamos atentos ao risco de câncer de pele, sobretudo em pessoas de pele clara. A exposição ao sol também deve ser analisada. O uso de óculos de proteção é obrigatório. Os aparelhos portáteis representam um avanço porque não é preciso expor o corpo todo ao UVB.”


O dermatologista Boris Koerich, de Blumenau / SC, explica que o método induz a chamanda apoptose, uma espécie de suicídio celular das células que atuam na inflamação.


“A adesão ao narrow band é bem maior porque não há associação com medicação oral. No caso do Puva, o paciente tem de se expor à radiação num período determinado após usar o medicamento. Isso engessa o tratamento”, diz o Dr Koerich, explicando que a irradiação corporal tem a vantagem de atingir todas as células inflamatórias.

 

Segundo o dermatologista paulista João Roberto Antônio, dois novos medicamentos tópicos, o calcipotriol (análogo da vitamina D) e o tacrolimus ( imunomodulador ) têm demonstrado eficácia em pacientes com psoríase leve ou moderada.


"Pacientes com doença em graus leve ou moderado são tratados com substâncias de uso local. Os mais usados são os glicocorticóides e o calcipotriol. Os queratolíticos podem ser indicados para ajudar a remover placas e melhorar a absorção dos medicamentos de uso tópico”, informa o médico.


Mas, de acordo com ele, há alguns obstáculos como perda de eficácia e efeitos colaterais, que limitam o uso de alguns tratamentos tópicos a longo prazo. “O uso das alternativas, alcatrões tópicos e antralina, pode ser limitado por desconforto do paciente, inconveniência e falta de eficácia”, explica.

Os fármacos sistêmicos mais usados em Psoríase disseminada ou grave são o metotrexato e o etretinato. “O metotrexato é eficaz na psoríase em virtude de seus efeitos antiinflamatórios e antiproliferativos. É necessário controle hepático para controlar os efeitos colaterais”, detalha Antonio. Já o etretinato promove a diferenciação dos queratinócitos e pode modular a resposta inflamatória na psoríase. Os efeitos colaterais do etretinato, como teratogenicidade e a hepatotoxicidade limitam o uso da droga a casos de psoríase grave e recalcitrante.

 

Doença requer controle permanente

psoriasis17
A fidelidade ao procedimento adotado contra a Psoríase, aliás, é fundamental. Por terem uma doença crônica, os psoriáticos não podem desistir na primeira tentativa, afirma o Dr. Fabrício Lamy, professor do curso de pós graduação em Dermatologia do Instituto Carlos Chagas, no RJ.


“É como se tivessem diabetes ou hipertensão. O controle é permanente e um rodízio de tratamentos costumam controlar muito bem a doença, minimizando os efeitos colaterais.” O Dr Lamy ressalta ainda que é fundamental uma avaliação por profissionais que tenham experiência no tratamento da doença, que tem características próprias e indicações terapêuticas "específicas" de acordo com a forma clínica. Segunde ele, há hoje profissionais quase que especializados no tratamento da Psoríase.

Já a auto-medicação prejudica muito, pois muitos pacientes já chegam nos consultórios dos médicos tendo usado vários medicamentos o que atrapalha sobremaneira a resposta à terapêutica correta.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia ( SBD ) organiza neste mês de Outubro sua Campanha Nacional da Psoríase, para informações e conscientização sobre a doença, com distribuição de folhetos e atendimento gratuito nos Serviços de Dermatologia credenciados. Enquanto a primeira geração de drogas contra a Psoríase - corticóides, coaltar, metrotexato, entre outros - atuam no controle dos sintomas, os novos medicamentos biológicos agem na fase inicial ( causa ) da doença, impedindo a transmissão das mensagens químicas que desencadeiam a escamação da pele. Diferentemente das substâncias convencionais, cuja eficácia é suspensa com a interrupção do uso, os medicamentos biológicos propõem a ausência de sintomas sem o emprego das substâncias por até um ano.


Indicadas para casos moderados e graves ou de intolerância aos medicamentos tradicionais, drogas como infliximab, etanercept, , adalimumabe e ustequinumabe ( todos já disponíveis no Brasil ) são ministradas de duas maneiras: infusão intravenosa ou injeção subcutânea. Nesse último caso, o uso é igual ao da insulina: o próprio paciente pode aplicar o medicamento em casa, mas em intervalos grandes, às vezes até de 2/2, 3/3 meses conforme o caso.


Se voce sabe que é portador ou acha que pode ter Psoríase procure logo um Dermatologista e saiba como melhorar muito sua qualidade de vida...

É isso ai meninas. Não deixem de curtir a nossa página no Facebook.

  1. + Pele Saudável
  2. Mais Lidas
Flacidez Facial: como retardar o seu aparecimento

Flacidez Facial: como retardar o seu aparecimento

Flacidez facial agora não é mais problema das mulheres mais maduras. Segundo especialist...

Luz Exterior

Luz Exterior

Saiba como usar o iluminador, o toque final da maquiagem que realça o rosto.   Ilum...

Cuidados com a maquiagem

Cuidados com a maquiagem

Cosméticos e maquiagem com prazo de validade vencidos podem trazer riscos para a be...

Cuidados com a maquiagem

Cuidados com a maquiagem

Cosméticos e maquiagem com prazo de validade vencidos podem trazer riscos para a be...

Luz Exterior

Luz Exterior

Saiba como usar o iluminador, o toque final da maquiagem que realça o rosto.   Ilum...

Flacidez Facial: como retardar o seu aparecimento

Flacidez Facial: como retardar o seu aparecimento

Flacidez facial agora não é mais problema das mulheres mais maduras. Segundo especialist...



Saudável Enquete

Você costuma beber líquidos durante as refeições?

Bebo refrigerantes - 20.3%
Um suco natural de frutas - 21.5%
Agua sem gás - 19.5%
Não bebo líquidos nas refeições - 35.5%
Agua com gás - 3.2%

Galeria Pele Saudável

http://pelesaudavel.com/modules/mod_image_show_gk4/cache/galerias.acnegk-is-263.jpg

Acne

Atingir a maioridade não é garantia de aposentar um dos maiores vilões da beleza adolescente, a acne. Embora ela seja mais comum entre jovens entre 12 e 18 anos, cerca Leia mais

http://pelesaudavel.com/modules/mod_image_show_gk4/cache/galerias.bronzegk-is-263.jpg

Bronzeamento Artificial - Veja como dourar a pele sem riscos

Para ser uma garota do corpo dourado, não é preciso passar horas tomando banho de sol em Ipanema, nem em praia nenhuma. Além dos tradicionais autobronzeadores, existe outra opção segura Leia mais

http://pelesaudavel.com/modules/mod_image_show_gk4/cache/galerias.choquegk-is-263.jpg

Choque de Emergência

Com os exageros do uso do botox, cresce a procura pela eletroacunputura que atenua os efeitos desastrosos da substância. É cada vez maior o número de mulheres que recorrem ao uso Leia mais

http://pelesaudavel.com/modules/mod_image_show_gk4/cache/stories.vai_dar_pe.pesgk-is-263.jpg

Vai dar pé

Saiba como manter os pés belos e descansados após a corrida Entrar na moda da corrida pode ser garantia de um corpo em dia com a balança, mas cuidado ao olhar Leia mais

http://pelesaudavel.com/modules/mod_image_show_gk4/cache/stories.Depilao.dapilacao-definitiva012gk-is-263.jpg

Depilação

Depilação Definitiva Tecnologia é aliada da mulher nos tratamentos, novos aparelhos permitem que pessoas de pele morena, negra ou sensível também possam fazer o tratamento com segurança. Pernas lisinhas, livres de pelos. poucas Leia mais

http://pelesaudavel.com/modules/mod_image_show_gk4/cache/stories.peeling.pele-saudavel-01gk-is-263.jpg

Peeling

O que é Peeling?Para que serve o Peeling?Se eu fizer 'peeling' minha pele ficará manchada? O peeling químico consiste na aplicação tópica de determinadas substâncias químicas capazes de provocar reações Leia mais

http://pelesaudavel.com/modules/mod_image_show_gk4/cache/galerias.malhacaogk-is-263.jpg

Malhação: excesso pode trazer problemas para a pele

É incontestável o quanto a prática rotineira de atividades físicas impacta positivamente na vida de qualquer pessoa. Uma simples pesquisa no Google lista uma série de benefícios da prática regular Leia mais

http://pelesaudavel.com/modules/mod_image_show_gk4/cache/stories.crenoterapia.acne-dicas-cuidadosgk-is-263.jpg

ACNE: Dicas e Cuidados

Atingir a maioridade não é garantia de aposentar um dos maiores vilões da beleza adolescente, a acne. Embora ela seja mais comum entre jovens entre 12 e 18 anos, cerca Leia mais

Receba nossas novidades

Favor preencher com os dados abaixo para receber nossos informativos.

  1. DICAS
  2. CABELO
  3. ALIMENTAÇÃO

Esfoliantes

Para manter a pele com um aspecto saudável e bonito, alguns cuidados diários são essenciais.

ASSISTA AGORA

ADSENSE-250x250

Pele Saudável 2012 - Todos os direitos reservados - Um Portal DCD-Ventures
Pele Saudável 2012 - Todos os direitos reservados