Você está sendo registrado com suas credenciais do Facebook.

Portal Pele Saudável - Beleza, Saúde da Pele, Dietas, Tendências e um arsenal de dicas para você estar sempre com a sua Pele Saudável.

A+ A A-

Olheiras

olheira-012

COMO PREVENIR E TRATAR AS OLHEIRAS

Nos dias em que o sol custa a aparecer e você acaba dispensando os óculos escuros, elas roubam a cena: dependendo da intensidade, não há corretivo que suma com as olheiras. Aliás, ao contrário: a maquiagem dá impressão de destacar ainda mais o problema. Se você sofre com o drama e não suporta refletir o rosto no espelho, acalme-se. Na entrevista mais didática que você já leu sobre o assunto, o dermatologista Fabrício Lamy, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, revela o que realmente funciona no combate às manchas escuras ao redor dos olhos.

O melhor tipo de laser, a ação dos cremes, a influências das características genéticas, a importância do protetor solar (acredite: óculos de sol e maquiagem com proteção fazem mais efeito do que o protetor, sozinho!) são apresentados pelo médico, sem alarmismo e nem promessas cheias de encantamento e resultados tímidos. Confira abaixo o bate-papo e pare de investir dinheiro em tratamentos que só aumentam seu desespero e, portanto, suas olheiras sim, porque seu estado emocional tem tudo a ver com as manchas.

Existem olheiras causadas apenas pelo cansaço?

Sim. O cansaço pode provocar dilatação e aumento do fluxo sanguíneo dos vasos sob a pálpebra, tornando-os mais visíveis. No entanto, as olheiras causadas exclusivamente pelo cansaço diferem das demais por serem facilmente reversíveis.

Qual o papel da genética no problema?
A genética é responsável pelas olheiras relacionadas ao excesso de vascularização, ou seja, concentração desproporcional de vasos sob a pálpebra. Dessa forma, ao esticar a pálpebra inferior, inúmeros vasos podem ser visualizados. Ou seja, a pálpebra é mais escura devido a visualização dos vasos dilatados por transparência. Neste caso, é comum o agravamento do problema quando os vasos sofrem pequenos sangramentos, resultando no depósito de um pigmento chamado hemossiderina, o que toma a pálpebra ainda mais escura.
maquiagem
Existem olheiras causadas por excesso de melanina na área dos olhos?
Basicamente, existem dois tipos de olheiras: aquelas causadas pelo excesso de vasos sangüíneos (que podem ser visualizados através da fina pele da região) e aquelas causadas pelo excesso de pigmentação (melanina) nas pálpebras. É relativamente freqüente observarmos as olheiras mistas, ou seja, causadas tanto pelo excesso de vascularização como pelo excesso de melanina.

Como o cigarro agrava o problema? Além dele, que outros fatores são agravantes?
Quanto mais os vasos da região das pálpebras se dilatam, maior o escurecimento da região. O cigarro, assim como a TPM, bebidas alcoólicas, o café e até mesmo o cansaço, tornam mais visíveis os vasos sob a pálpebra, por provocarem dilatação e aumento do fluxo sanguíneo deles.

O laser é indicado em que tipo de olheiras? Elas podem voltar depois de um tratamento desse tipo?
Existem alguns lasers que podem ser usados no tratamento das olheiras. O Starlux, luz intensa pulsada de última geração, é um aparelho versátil por atuar tanto na melanina quanto nos vasos, de acordo com os parâmetros utilizados na sessão. Existem os lasers que atuam de forma mais específica no componente vascular das olheiras, como o dye laser, por exemplo. Independente do tipo de tratamento, é importante esclarecer que as olheiras sempre podem voltar.

E quanto às receitas caseiras (camomila, pepino, gelo), alguma delas funciona?
Essas compressas geladas são efetivas apenas nos casos de excesso de vascularização. Para surtirem resultados, precisam ser feitas pelo menos três vezes ao dia. Melhoram temporariamente as olheiras por promoverem vasocontrição. Infelizmente, os resultados são muito breves
A alimentação pode ajudar a corrigir as olheiras?
A alimentação com muito sal pode aumentar a retenção de líquidos e piorar a congestão dos vasos da região, piorando o aspecto das olheiras. Alimentos diuréticos, ricos em água e a própria ingestão de água podem ajudar (discretamente) a diminuir a retenção de líquidos e, eventualmente, suavizar as olheiras vasculares.

O uso de protetor solar evita que as manchas escureçam ainda mais?
A exposição à radiação ultravioleta pode causar aumento da pigmentação das olheiras. O uso de óculos solares com lentes que contenham boa proteção uv é indicado como prevenção, assim como um bom filtro solar. Vale lembrar que os filtros solares podem causar irritações e alergias na delicada pele das pálpebras. Por isso, os óculos solares não devem ser dispensados. Outra boa opção: corretivos específicos para a área dos olhos, que contenham protetor solar na fórmula.
olheiras1Na ponta dos dedos
Além dos tratamentos estéticos, os cremes contra as olheiras são famosos. Confira a seguir uma lista, especialmente preparada pelo dermatologista, dos principais ingredientes usados neste tipo de fórmula e veja como cada um deles age.
Vitamina K 1: indicada nos problemas de vascularização intensa, tem a capacidade de evitar as pequenas hemorragias que escurecem a pele da região. Tem alto potencial de irritação.
Hidroquinona: potente despigmentante, ajuda a clarear olheiras causadas pelo depósito de um pigmento chamado hemossiderina, o que torna a pálpebra ainda mais escura. Tem grande potencial de irritar a pele e pode causar manchas brancas com o uso prolongado.
Arbutin, ácido kójico e ácido fítico: despigmentantes mais leves que a hidroquinona e, portanto,com menos potencial irritativo.
Ácido tioglicólico: indicado nos casos de olheiras cujo componente vascular é predominante. Grande potencial de irritações e alergias.
Vitaminas C e E: ação antioxidante; com leve potencial de clareamento das olheiras
 

 É isso meninas. Não deixem de curtir nossa página no Facebook.

  1. + Pele Saudável
  2. Mais Lidas
Flacidez Facial: como retardar o seu aparecimento

Flacidez Facial: como retardar o seu aparecimento

Flacidez facial agora não é mais problema das mulheres mais maduras. Segundo especialist...

Luz Exterior

Luz Exterior

Saiba como usar o iluminador, o toque final da maquiagem que realça o rosto.   Ilum...

Cuidados com a maquiagem

Cuidados com a maquiagem

Cosméticos e maquiagem com prazo de validade vencidos podem trazer riscos para a be...

Cuidados com a maquiagem

Cuidados com a maquiagem

Cosméticos e maquiagem com prazo de validade vencidos podem trazer riscos para a be...

Luz Exterior

Luz Exterior

Saiba como usar o iluminador, o toque final da maquiagem que realça o rosto.   Ilum...

Flacidez Facial: como retardar o seu aparecimento

Flacidez Facial: como retardar o seu aparecimento

Flacidez facial agora não é mais problema das mulheres mais maduras. Segundo especialist...



Saudável Enquete

Você costuma beber líquidos durante as refeições?

Bebo refrigerantes - 20.3%
Um suco natural de frutas - 21.5%
Agua sem gás - 19.5%
Não bebo líquidos nas refeições - 35.5%
Agua com gás - 3.2%

Galeria Pele Saudável

http://pelesaudavel.com/modules/mod_image_show_gk4/cache/galerias.acnegk-is-263.jpg

Acne

Atingir a maioridade não é garantia de aposentar um dos maiores vilões da beleza adolescente, a acne. Embora ela seja mais comum entre jovens entre 12 e 18 anos, cerca Leia mais

http://pelesaudavel.com/modules/mod_image_show_gk4/cache/galerias.bronzegk-is-263.jpg

Bronzeamento Artificial - Veja como dourar a pele sem riscos

Para ser uma garota do corpo dourado, não é preciso passar horas tomando banho de sol em Ipanema, nem em praia nenhuma. Além dos tradicionais autobronzeadores, existe outra opção segura Leia mais

http://pelesaudavel.com/modules/mod_image_show_gk4/cache/galerias.choquegk-is-263.jpg

Choque de Emergência

Com os exageros do uso do botox, cresce a procura pela eletroacunputura que atenua os efeitos desastrosos da substância. É cada vez maior o número de mulheres que recorrem ao uso Leia mais

http://pelesaudavel.com/modules/mod_image_show_gk4/cache/stories.vai_dar_pe.pesgk-is-263.jpg

Vai dar pé

Saiba como manter os pés belos e descansados após a corrida Entrar na moda da corrida pode ser garantia de um corpo em dia com a balança, mas cuidado ao olhar Leia mais

http://pelesaudavel.com/modules/mod_image_show_gk4/cache/stories.Depilao.dapilacao-definitiva012gk-is-263.jpg

Depilação

Depilação Definitiva Tecnologia é aliada da mulher nos tratamentos, novos aparelhos permitem que pessoas de pele morena, negra ou sensível também possam fazer o tratamento com segurança. Pernas lisinhas, livres de pelos. poucas Leia mais

http://pelesaudavel.com/modules/mod_image_show_gk4/cache/stories.peeling.pele-saudavel-01gk-is-263.jpg

Peeling

O que é Peeling?Para que serve o Peeling?Se eu fizer 'peeling' minha pele ficará manchada? O peeling químico consiste na aplicação tópica de determinadas substâncias químicas capazes de provocar reações Leia mais

http://pelesaudavel.com/modules/mod_image_show_gk4/cache/galerias.malhacaogk-is-263.jpg

Malhação: excesso pode trazer problemas para a pele

É incontestável o quanto a prática rotineira de atividades físicas impacta positivamente na vida de qualquer pessoa. Uma simples pesquisa no Google lista uma série de benefícios da prática regular Leia mais

http://pelesaudavel.com/modules/mod_image_show_gk4/cache/stories.crenoterapia.acne-dicas-cuidadosgk-is-263.jpg

ACNE: Dicas e Cuidados

Atingir a maioridade não é garantia de aposentar um dos maiores vilões da beleza adolescente, a acne. Embora ela seja mais comum entre jovens entre 12 e 18 anos, cerca Leia mais

Receba nossas novidades

Favor preencher com os dados abaixo para receber nossos informativos.

  1. DICAS
  2. CABELO
  3. ALIMENTAÇÃO

Esfoliantes

Para manter a pele com um aspecto saudável e bonito, alguns cuidados diários são essenciais.

ASSISTA AGORA

ADSENSE-250x250

Pele Saudável 2012 - Todos os direitos reservados - Um Portal DCD-Ventures
Pele Saudável 2012 - Todos os direitos reservados